domingo, 28 de junho de 2015

A Metamorfose - Franz Kafka


Para iniciar este blogue de opiniões pessoais sobre os livros que leio, vou começar com um clássico: A Metamorfose, de Franz Kafka. 

O meu exemplar:
1ª Edição, ano 2011
N.º páginas: 112
Editora Ulisseia

Sinopse:
 "A Metamorfose" (1915), obra extraordinária, que nos conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que suportava financeiramente a sua família e que certa manhã se viu transformado num insecto. Impossibilitado de ir para o trabalho e incapaz de comunicar com os seus familiares, Gregor Samsa vai tornando-se um peso insuportável para estes e sendo relegado para uma situação de marginalização. Narrativa simbólica, "A Metamorfose" reflecte sobre a angústia individual, a solidão e a desesperança humana. (Fonte: www.wook.pt)


O que penso:
Encontrei várias opiniões contraditórias sobre esta obra: desde pessoas que a adoram com toda a sua força, até a pessoas para que apenas a primeira página é simplesmente repugnante.
É um livro cheio de metáforas e é uma crítica à sociedade. Tendo isso em mente, admito que é muito bom. É pequeno e a escrita é muito acessível. 
Hoje este livro tem cerca de 103 anos e continua actual; a sociedade continua a olhar de lado para pessoas diferentes, alguns continuam a ter problemas familiares de aceitação e a solidão continua tão presente agora para cada Homem como em 1912 ou talvez este seja ainda maior.
Esta foi a minha primeira experiência com Franz Kafka, daí ser uma opinião curta. Não vou hesitar em ler mais do autor.

Cotação:
* * * * (4 em 5)


Por favor, comentem, deixem opiniões ou sugestões para fazer este cantinho crescer.
Caso alguém se queira juntar a mim para dar as suas próprias opiniões, comentem ou contactem-me diretamente através do email livingbelowtheclouds@gmail.com

1 comentário:

  1. Olá,
    Eu devo confessar que tentei ler este livro, a descrição da metamorfose logo no início arrepiou-me e parei mas vou ler mesmo, até porque faz parte da minha lista pessoal de clássicos que quero ler.
    Gostei da tua opinião, muito bem concebida e simples.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar