sexta-feira, 1 de julho de 2016

Três Vezes Nós - Laura Barnett (Opinião)

 
O meu exemplar:
1ª Edição, ano 2016
N.º páginas: 396
Editora Jacarandá

Sinopse:
"Há momentos que mudam tudo. Quando os seus caminhos se cruzam, em 1958, Eva e Jim são dois jovens estudantes de Cambridge. Jim passeia na rua quando Eva, que se aproxima de bicicleta, dá uma guinada para se desviar de um cão. O que acontece a seguir determinará as suas vidas. Seguimos três versões diferentes do seu futuro – juntos e separados –, à medida que a sua história de amor segue diferentes percursos e reviravoltas até chegar ao desfecho, em 2014. Três Vezes Nós é um romance notável sobre as decisões que tomamos e os diferentes caminhos que as nossas vidas podem seguir. E se uma pequena escolha pudesse alterar a sua vida para sempre?" (Fonte: www.goodreads.com)

O que penso:
Esta é, até ao momento, a opinião mais difícil com que me deparei para escrever. 
Porquê? Porque este livro tocou-me e tocou na minha vida pessoal.
Nestas quase 400 páginas, seguimos a vida de Jim e Eva. Conhecemos três versões de como a sua história poderia ser: Juntos, separados, juntos e separados...
Os capítulos são alternados não apenas nas versões, mas também no narrador. Desta forma percebemos facilmente as escolhas das personagens. Umas vezes por pensarem demasiado, outras por serem demasiado impulsivos.
Este casal, independentemente da versão que lermos, ficou ligado desde que se conheceram. Há quem acredite no destino e veja o acidental encontro deles dessa forma, mas não vejo esta situação assim. 

A autora mostra-nos como qualquer decisão que tomamos pode afectar para sempre o rumo que a nossa vida terá. O simples facto de aceitar tomar um café, ir a um encontro ou simplesmente virar a cara, vai premeditar o que acontece a seguir; até à próxima decisão que tomemos.
Entre eles não há inícios nem finais cor-de-rosa, tornando esta narrativa realista e fácil de abraçar. O leitor começa e acaba a torcer por eles, sofre com eles, ri com eles e no fim fica com uma reflexão para fazer sobre as suas próprias decisões.


- Agora é a parte em que vou levar tudo a um nível mais pessoal -
Eu tenho um Jim na minha vida, daí ter sido muito fácil para mim identificar-me com este livro. Eu entendo a perspectiva da Eva, desde o momento em que o viu. Consigo percebê-la, tanto quando luta por ele, como quando não arrisca na relação, por considerar ser o melhor para ele.  Só há uns dias decidi o rumo que quero tomar e sei que ainda podem acontecer muitas versões. E estou a torcer pelo meu Jim, como torci pelo Jim da Eva. A diferença é que as personagens têm "para sempre" e nós, na vida real, temos muito pouco tempo.
Perfeição à parte, este é um romance quase perfeito!

 
Cotação:
* * * * (4 em 5)

Sem comentários:

Enviar um comentário