terça-feira, 7 de julho de 2015

O Diário de Anne Frank - Versão Definitiva


O meu exemplar:
Janeiro, 2012 - Edição Especial Anne Frank House
N.º páginas: 440
Editora Livros do Brasil

Sinopse:
"Escrito entre 14 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não-ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano." (Fonte: www.fnac.pt)

Algumas notas:
Antes de começar, faço notar que esta é a versão definitiva. Existem várias versões do Diário: A versão A - Diário original de Anne e não editado; Versão B - Diário editado por Anne; Versão C - Diário mais curto, editado pelo pai, com material das edições A e B. A Versão Definitiva é alargada e foi aprovada pelo Anne Frank Fonds, tendo esta toda a informação recolhida.

Não vou dar uma opinião com um cunho muito pessoal sobre O Diário de Anne Frank, pois não tenho formação adequada para tal. Dizer que gostei ou não gostei não é válido, pois não é apenas um livro. É um diário e foi uma realidade de uma adolescente a viver num anexo fechada durante anos.
Ao lermos é fácil sermos transportados para a nossa própria adolescência, com todas as dúvidas, problemas, indecisões e descobertas pelas quais Anne passa. Percebemos muito bem a relação que ela manteve com as pessoas que viviam com ela no anexo e o seu desejo de voltar ao exterior. 
Esta obra é muito importante para o mundo, quer se goste ou não dela, quer se simpatize ou não com Anne. Para quem se interessa pelas dificuldades que os judeus passaram durante a II Guerra Mundial, este é uma fonte honesta de informação, pois é uma escrita crua e relata tudo o que duas famílias viveram num pequeno anexo, escondidas do mundo.


Por favor, comentem, deixem opiniões ou sugestões para fazer este cantinho crescer.
Caso alguém se queira juntar a mim para dar as suas próprias opiniões, comentem ou contactem-me diretamente através do correio eletrónico livingbelowtheclouds@gmail.com

1 comentário:

  1. Olá,
    Tenho este livro em casa mas não tem imagens. Já o li quando era uma catraia agora quero muito ler de novo para ter a perspectiva da leitura como adulta.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar