quarta-feira, 29 de julho de 2015

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

O meu exemplar:

1ª Edição, ano 2006
N.º páginas: 97
Editora Livros do Brasil

Sinopse:
"O Velho e o Mar é, porventura, a obra-prima de maturidade de E. Hemingway. Santiago, um velho pescador cubano, minado por um cancro de pele que o devora cruelmente, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe. Vai então bater-se, durante quatro dias, com um enorme espadarte, que conseguirá de facto capturar, para logo o ver ser devorado por um grupo de tubarões.
Esta aventura poética, onde Hemingway retrata, uma vez mais, a capacidade do homem para fazer face e superar com sucesso os dramas e as dificuldades da vida real, é seguramente uma das suas obras mais comoventes e aquela que mais entusiasmo tem suscitado, ao longo de mais de meio século, entre os seus fiéis leitores.
"O Velho e o Mar" recebeu o Prémio Pulitzer, de 1952, e, dois anos mais tarde, valeu a Hemingway a obtenção do Prémio Nobel da Literatura.
" (Fonte: www.goodreads.com)
O que penso:
É um livro simples e a sua história é curta. A escrita é muitíssimo coerente e de fácil compreensão. 
Notamos durante toda a narrativa que Santiago é um homem muito corajoso e motivava-se  a conseguir mais e melhor, sempre com esperança no futuro. A temática da sorte é relevante durante toda a obra, pois Santiago e o jovem mencionam algumas vezes a questão de terem ou não sorte.
 Gostei da perspetiva que me deu sobre a vida de pescador e como esta pode ser dura e também solitária.
Cotação:
* * * * (3 em 5)

Por favor, comentem, deixem opiniões ou sugestões para fazer este cantinho crescer.
Caso alguém se queira juntar a mim para dar as suas próprias opiniões, comentem ou contactem-me diretamente através do email livingbelowtheclouds@gmail.com

1 comentário:

  1. Olá,
    Quero muito ler este livro, é um clássico muito falado e de um escritor igualmente conhecido.
    Uma sugestão para o teu cantinho crescer é seguires outros blogues que surgiram também este ano, vou indicar-te 3 bons blogs: Sabores e dissabores literários, O Encanto das histórias, Prazer das coisas, se opinares lá elas viram opinar aqui.
    Convém que tenhas na barra lateral os blogues que segues com mais frequência, os postes mais lidos, vê lá no meu blog.
    Inscreve-te no Goodreads também é bom para além de conheceres outros livros podes fazer a tua estante igual à que tens em casa mas virtual, podes convidar amigos e divulgar o teu blog.
    Com o tempo vais ver que os seguidores vão surgindo.
    O que interessa é não desistir.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar