quarta-feira, 1 de julho de 2015

A Educação de Felicity - Marion Chesney


O meu exemplar:
1ª Edição, ano 2015
N.º páginas:240
Edições ASA

Sinopse:
"Numa época em que as mulheres da nobreza só dispõem de duas opções - casar ou esperar que um parente rico morra - as irmãs Tribble não têm sorte nenhuma. Não só ainda não encontraram o amor como, após anos de bajulação a uma intratável tia velha, veem o seu nome apagado do testamento aquando da sua morte.
As românticas Amy e Effie Tribble sonhavam com ricos jantares de carne assada e batalhões de criados aduladores mas agora estão oficialmente na penúria. Ironicamente, é neste cenário desolador que lhes ocorre uma ideia brilhante: colocar a sua educação esmerada ao serviço das jovens mais "difíceis", apresentá-las à sociedade e arranjar-lhes casamento.
Não contavam que a sua primeira cliente fosse Lady Felicity Vane, cuja rebeldia ameaça enlouquecer a sua própria mãe e arruinar o projeto sentimental de Amy e Effie. A jovem prefere caçar com os amigos a pensar em casar. Mal ela sabe que o seu suposto pretendente é o homem que mais a irrita (e que mais irritado se sente por ela). Felicity nunca admitirá que o seu coração treme ao ver Charles Ravenswood, principalmente porque o elegante marquês parece não ter paciência nenhuma para as suas extravagâncias. O clima entre ambos é tão tenso que, se soubessem o que as irmãs planeiam, o resultado seria, no mínimo, desastroso…" (Fonte: www.wook.pt)

O que penso:
Não devemos julgar um livro pela capa. Não devemos, mas é certo que por vezes julgamos. Eu admito que o que me atraiu em primeiro lugar foi a capa. É bonita, é apelativa, tem bastante cor, o design é fabuloso.... Quando li a sinopse fiquei ainda mais interessada. Pareceu-me ser o meu tipo de livro para uma leitura mais leve (depois de ler Kafka, bem precisava de algo divertido). Ainda continuando bom a beleza do livro, quando o comecei a folhear e me deparei com páginas ainda mais bonitas que a capa fiquei boquiaberta. Não me canso de dizer que este é o livro fisicamente mais bonito que alguma vez vi e tive na minha posse. Aqui ficam algumas fotografias para comprovar o quão bonito é:


Falando agora da obra em si, porque de nada nos vale ter um livro muito bonito e floreado se o seu conteúdo não for bom. Adorei A Educação de Felicity. A escrita é fluída, é uma leitura leve, as cerca de duzentas páginas lêem-se de uma ou duas vezes e a história é cativante. Sem desvendar o desenrolar da história, posso dizer que as irmãs Tribble são muitíssimo engraçadas e completam-se com as suas diferenças. Estas solteironas fazem o leitor sorrir em várias fases do livro, pois são tão caricatas que acabamos por nos identificar  com um ou outro traço da sua personalidade. Quanto a Felicity, posso dizer que gostei dela também, especialmente por me ter identificado – a sua rebeldia fez-me lembrar a minha na adolescência. Aconselho este livro a toda a gente. Eu não sou a maior fã de romances históricos e adorei este, talvez por ser divertido e caricato da Regência Britânica e da nobreza inglesa. 

Cotação:
* * * * * (5 em 5)

Por favor, comentem, deixem opiniões ou sugestões para fazer este cantinho crescer.
Caso alguém se queira juntar a mim para dar as suas próprias opiniões, comentem ou contactem-me diretamente através do email livingbelowtheclouds@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá,
    Quero muito, mesmo muito ler este livro e agora que o mostras-te por dentro e li a tua maravilhosa opinião fiquei ainda mais desejosa por o ler.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adorei a leitura e como tu a compra foi pela capa do livro sobretudo. Eu confesso que a capa de um livro é sempre um dos factores que me fazem comprá-lo.

    Gostei do teu cantinho.

    Aromas de Cor

    ResponderEliminar